Você está preparado para trabalhar na nuvem?

Em um artigo do Gartner sobre Cloud Computing, está escrito que o sucesso da computação em nuvem requer novos papéis e competências. Para os CIO isso significa investir em arquitetura e estratégia e reconhecer o papel fundamental da TI.

Ou seja, afeta a carreira de todos os profissionais de TI, independente do nível em que se encontram. “Novos papéis e competências” significa melhorar seus conhecimentos e mudar a forma de pensar. A TI não pode ser vista como um coadjuvante dentro de uma empresa; precisa ser protagonista. Para isso a equipe tem que ter expertise para transformar e fazer acontecer os projetos atuais e futuros, é preciso olhar para frente mas com os pés no presente. E inovar sempre!

Esse artigo é direcionado para o DBA (Administrador de Banco de Dados), mas pode ser lido por qualquer profissional de TI. Começo fazendo uma pergunta: “Amigo DBA, você está preparado para trabalhar na nuvem?”.

É seu dever, como DBA, estar preparado para enfrentar mais um desafio. Seu ambiente on-premisse pode servir como uma referencia de como vai ser o futuro ambiente na nuvem. Se o escopo do projeto já estiver definido, voce tem uma visão clara do que vai precisar aprender. Independente de fabricante esteja preparado. Ja caiu por terra as brigas entre fabricantes, aonde cada um procurava “arrastar” o cliente para o seu produto e deixar de lado a concorrencia. Falando de produtos: Hoje é comum voce estar usando como provedor a Amazon e executar uma maquina virtual com Windows Server da Microsoft e banco de dados Oracle. Ou nuvem da Microsoft com Linux e MySQL. Esses são alguns dos cenarios que ate bem pouco tempo atras era impossivel de se ver.

Prepara-se para o presente. Computação em nuvem é uma realidade. Não fuja dela!

Ter um planejamento estratégico para voce trilhar esse caminho é de extrema importancia. Precisa testar e estudar cada provedor? Sem problemas acesse e crie sua conta no Azure da MicrosoftAWS da Amazon e Google Cloud. Você vai ter um prazo para utilizar totalmente sem custos, monte seu laboratório e siga em frente.

Vou deixar alguns links interessantes e voce seleciona qual caminho seguir na escolha do provedor de Cloud. Vocë encontra material sobre o Microsoft Azure nos links a seguir:

Introdução ao Azure

Perguntas frequentes

Suporte da comunidade Azure

Blog do Microsoft Azure

Se voce quer mergulhar de cabeca no AWS da Amazon, recomendo os links abaixo:

Getting Started with AWS Documentation

AWS Documentation

Tutorial de 10 minutos

Seu interesse é em Google Cloud? Segue mais links:

Documentação do Google Cloud Platform

Google Cloud Platform Overview

Basicamente é isso. Nao se prenda a um fornecedor; teste todos se possível. Veja a forma de cobrança deles, vai te ajudar na hora de calcular os custos do projeto. Se envolva no projeto da sua empresa, mostre interesse e se desprenda de preconceitos em relação aos produtos.

Observe que no “Quadrant Magic” do Gartner, os 3 fornecedores que citei estão na liderança, ou seja, o momento é favorável para apostar neles:

Para finalizar, lembre-se que a profissão de DBA nao vai “morrer”. Voce vai precisar se adaptar a nova realidade por questoes de sobrevivência; algumas tarefas podem simplesmente desaparecer do seu dia-a-dia e pode abrir oportunidades para outras tarefas mais interessantes e importantes. Já pensou em se tornar um arquiteto de dados? Ou engenheiro de dados? Somos resistentes a novidades, mas no final você vai ver como valeu a pena viajar pelo mundo da Cloud Computing.