O que devo fazer para me tornar um DBA?

Você é um profissional da área de TI e quer começar 2019 se preparando para assumir uma vaga de DBA (Administrador de Banco de Dados), correto? Então esse artigo é para você. Vou te passar dicas bem legais de como se preparar sem gastar muito dinheiro.

Já escrevi alguns artigos no LinkedIn que podem te ajudar a tirar certificações, mas vamos focar agora no que estudar e ficar preparado para aquela oportunidade que você deseja. Como sou DBA SQL Server, vou direcionar o artigo para essa plataforma, ok?

O que estudar? Existe muito material seja livro, sites especializados e blogs, nesse início é normal sair comprando um monte de livros e treinamentos, colocar no favoritos do browser centenas de sites e blogs, fazer download de e-books e white papers, e tudo que aparece pela frente. Vamos com calma, pouco material deixa você com pouco conteúdo mas o inverso é pior ainda! Excesso de material vai atrapalhar demais. Vamos por etapas…

1) Prepare o ambiente de estudos: Se você quer estudar de verdade, pode ter certeza absoluta que não é uma boa idéia instalar o SQL Server direto no seu notebook. Você vai se arrepender, pode ter certeza. Monte uma VM (Virtual Machine – Máquina Virtual) que pode ser com Windows 10 e a versão Developer do SQL Server 2017 disponível de forma gratuita. A VM pode ser no Hyper-V, VirtualBox (meu preferido, monto todas as minhas VMs nele) ou VMware. Instale o sistema operacional e siga em frente instalando o SQL Server. Preste atenção em cada etapa da instalação, neste ponto já começa a sua preparação para se tornar um DBA. Pesquise as opções e o porque de cada valor default indicado pela Microsoft. Você, para se tornar um DBA, vai precisar ter um senso investigativo e ter muita curiosidade de saber “o porque das coisas”.

2) Livros: Particularmente prefiro e-book ao livro impresso. Vou indicar alguns e-books para você entrar com o pé direito no mercado.

Só em estudar de verdade esses três e-books você já larga na frente. Tem muita informação importante que você precisa conhecer, pode ter certeza que depois desse ponto você vai estar mais preparado do que muita gente que está no mercado. Passado por essa etapa, você pode e deve mergulhar de cabeça nos próximos e-books:

Na parte “O que estudar?” cito mais dois livros.

4) Sites e blogs: Aqui é preciso tomar muito cuidado. Já ví profissionais de nome no mercado colocar script que, quando executado, desgraçou toda uma rotina de backup em uma empresa. Portanto, siga os bons que você será um deles!

Esses quatro sites que estou te passando tem material para anos de estudos. Em cada um deles existe a opção de assinar para receber uma newsletter. Faça isso, vai ajudar muito para você filtrar o conteúdo recebido.

5) O que estudar? Aqui é realmente aonde você precisa definir seus objetivos com SQL Server. Não tem como ser especialista em tudo…. mas para conseguir aquela vaga de DBA você vai precisar ter domínio sobre alguns tópicos.

  • T-SQL: Programar em Transact-SQL é essencial para qualquer DBA. Esqueça aquele seu amigo que disse que “DBA não mexe em código”. Vou te indicar um livro sensacional que vai dar um nó na sua cabeça mas você vai aprender demais com ele: T-SQL Fundamentals do Itzik Ben-Gan. O sujeito é simplesmente “fora da curva”, tem didática e entende tudo do assunto. Não se iluda com o “Fundamentals” no título, estou sempre consultando essa bíblia do Transact-SQL.
  • Backup e, principalmente, Restore. Citei na parte de livros um e-book que vai ajudar muito e também testar você em algumas situações de stress como é o processo de restore.
  • Performance Tuning de Queries: Se você não souber programar em T-SQL como vai melhorá-las a ponto de terem uma excelente performance? Estude muito esse tema, provavelmente você vai passar 80% do seu tempo fazendo tuning de queries.
  • Troubleshooting (resolução de problemas): Problemas aparecem e precisam ser resolvidos, concorda? E estar preparado para eles é essencial. Quando você chegar nesse ponto está na hora de tomar café da manhã, almoçar, lanchar, jantar e dormir com esse livro aqui: Professional SQL Server 2012 Internals and Troubleshooting. Mesmo sendo da versão 2012 (já estamos com a 2017 em produção e com a 2019 prestes a sair), ele é essencial e matador! Vale a pena cada centavo de dólar.
  • Tarefas do dia-a-dia de um DBA: Sabe aquela tarefa chata de criar usuário e dar permissões? Pois é, um DBA precisa fazer isso também. Portanto esteja preparado para “tarefas simples”.

Tem bastante material para estudar, concorda? Em nenhum momento falei que seria fácil. Lógico que nesse período você pode conseguir uma vaga de DBA, até porque seus conhecimentos já irão permitir participar de processos seletivos desde que você tenha certeza que está apto a encarar a oportunidade que surgiu. É até bom que você não espere estudar todos os livros citados para buscar uma vaga de DBA no mercado. Vai te ajudar muito, mesmo não sendo a melhor vaga para sua carreira, veja como uma porta que se abriu e uma oportunidade para colocar em prática em um ambiente de produção tudo que você está aprendendo com o material que passei aqui nesse artigo. Sem contar que você pode cair em um ambiente com mais DBAs e vai aprender bastante com eles.