O que faz um “DBA Remoto”​?

Uma forte tendência nos dias atuais é o trabalho remoto. As vantagens são inúmeras, desde economias tangíveis (luz, aluguel, etc.) até os intangíveis. Para entender as tarefas de um “DBA Remoto” é preciso entender a profissão de DBA (Database Administrator). No Wikipedia temos a seguinte definição:

Administrador de banco de dados, comumente chamado de DBA (sigla em inglês de DataBase Administrator), é o profissional responsável por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados.”

Já ficou um pouco mais claro. Se não ainda está com dúvidas, recomendo ler este artigo: “Profissão DBA. Você não sabe o que é um DBA?“.

E o “Remoto”? Vem de “trabalho remoto“, então “DBA Remoto” é um “administrador de banco de dados que atua de forma remota“. Ele pode estar em home office, em um espaço de co-working ou até mesmo em uma empresa acessando remotamente os servidores de bancos de dados seja da sua empresa e/ou de seus clientes.

A principal vantagem é que o profissional pode atuar Home Office para uma empresa, tendo todos os benefícios que esse modelo pode oferecer. Já está começando a ser comum contratar não apenas DBAs para atuarem remoto, mas muitos outros profissionais de Tecnologia da Informação. Escrevi um artigo sobre “Home Office” e “trabalho remoto” no LinkedIn, vale a pena dar uma lida.

Para a contratante, as vantagem são inumeras. Por um valor muitas vezes inferior ao de um profissional CLT, pode-se contratar diretamente um DBA de uma empresa especializada em ofecerer os serviços desse profissional e pagar pelas horas de trabalho que ele realizou ou fechar um contrato mensal. A contratada pode oferecer uma proposta mais de acordo com o orçamento da contratante. A Globalwan atua neste modelo de negócio.

A contratada por ter uma carteira de clientes, disponibiliza um profissional sênior pelo valor de um júnior. Como assim? Simples: Um único DBA pode atender, remotamente, mais de um cliente. Ele vai receber como sênior e cada contratante paga o valor de um júnior.

Em relação as tarefas realizadas, são as mesmas de um DBA “presencial”, geralmente descrito no contrato as tarefas ou em documento anexo ao contrato. E as reuniões? Podem ser remotas também, porque não? Skype é uma ferramenta bastante utilizada para esse propósito.

Resumindo tudo: O DBA Remoto realiza todas as tarefas que um DBA presencial pode realizar, bastando ter uma conexão com o cliente através da Internet. É uma forte tendência do mercado global, vale a pena manter o radar ligado para capturar as novas tendências para esse tipo de serviço.

Agora me responde: Quais são suas dúvidas sobre esse tema que escrevi neste artigo? Quero te orientar e te ajudar a resolver… Deixe a sua pergunta nos comentários.